25 de março de 2009

1,6 milhões de órfãos pela sida

No âmbito do seminário internacioinal dos Parlamentares Europeus por África, a representante da UNICEF em Moçambique, Theresa Kilbane, afirmou ontem na Assembleia da República, que 1,6 milhões de crianças são órfãs de pai ou mãe devido à SIDA. Estima-se que cerca de 30 por cento das crianças nasçam infetadas com o vírus e metade mais que metade não resiste ao primeiro ano de vida. “A situação é muito dramática e não vai parar. Até ao ano de 2010 vão ficar órfãs mais de 500 mil crianças”, referiu a representante.
Esta questão gerou anteriormente polémica, quando o Papa Bento XVI, antes da visita aos Camarões, defendeu que a distribuição de preservativos não o gesto mais propositado e “até agravava o problema”. Uma declaração que ateou críticas no seio da Europa e da comunidade internacional. Prevê-se que até 2010, 16 milhões de crianças sejam órfãs.
Recorde-se que a SIDA, ou melhor o síndroma da imunodeficiência adquirida é causada pelo vírus do VIH (vírus da imunodeficiência humana), transmitido por via sexual ou contacto sanguíneo com o infectado. Exemplo: da mãe para o filho, no período da gestação, durante ou logo após o parto, pelo leite materno.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial